Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Você é Como Você é

O que seria de mim se eu não fosse eu mesmo? Digo, se eu fosse diferente, agisse diferente, pensasse diferente. Não seria eu mesmo, não é mesmo?

Você diz "não mesmo", mas eu digo talvez sim, não temos como saber realmente.
Mas as pessoas falariam, não é mesmo? Sim. Mas falarão de qualquer forma, seja lá como for. As pessoas gostam de falar.
Temos aquela célebre frase da Clarice Lispector que diz: "Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre." Eu vejo isso nas pessoas com o tempo, ou até o tempo todo. É sempre assim ó: A gente se identifica com elas, com a trajetória delas, com as histórias delas. Mas elas mudam, não adianta. A gente também muda! Ainda bem!
Acabamos por tomar rumos diferentes, decisões diferentes, nossos pensamentos são diferentes. A cada novo instante, a cada nova descoberta.
O mundo está girando e nós estamos aí, tontos. Tontos tentando nos adaptar e alcançar uma esfera que gira mais rápido que nós. E quando a humanidade, a sociedade, as religiões, a família, os amigos, etcetera te vêem correndo, certas vezes até girando no sentido oposto do resto do mundo, te estendem a mão normalmente.
Olha bem essas mãos, com seus dedos apontados pra você. Cheios de mensagens, expectativas, interesses... Bons ou ruins, não importa, estão lá.
Olha bem essas mãos que mais tarde podem revelar garras, algumas tão bem polidas e bem tratadas que você quase enxerga unhas. Quase. Mas são garras mesmo, veja bem. Você diz "não mesmo", mas eu digo talvez sim, não temos como saber realmente.
Lave bem as mãos e corte bem as unhas. Se crescerem em demasia, só tome cuidado para não machucar ninguém. Caso não seja essa a sua intenção, é claro.
O que seria de mim se eu não fosse eu mesmo? O que importa é que eu seja eu, sem o "mesmo", como sou agora ou diferente amanhã, um pouco contraditório talvez, não importa.
Mas as pessoas falariam, não é mesmo? Sim. Mas falam de qualquer forma, seja lá como for. As pessoas gostam de falar.
Você é, como você é. Só não perca seu caráter enquanto estiver girando, tonto, como o resto do mundo.

Um comentário:

  1. Poucas são as palvras que podem traduzir o que realmente queremos dizer.
    Queremos tudo: Dizer a verdade, respeito, mudança, pessoas, asas, território, promoção... Que bom seria se ao contrario, fossemos verdadeiros, educados, agentes de mudança, humanos, doadores, querer menos, ter menos expectativas e só fazer para o proximo caso seja sem um valor, um preço à pagar, pois nem sempre temos condições de assumir uma dívida por aquilo que imaginamos ser um ato de amizade. Basta. O que eu quero dizer é que hoje não quero guerra, não COBRO mais o preço da espectativa. Aprendi a cobrar primeiro de mim, me julgar sem fazer com o outro o que eu mesmo não era capaz de fazer por mim mesmo... Agora quero viver a arte, meus estudos, a pessoa que eu amo que é meu grande amigo, minha familia e algum amigo que possa gostar de poesia, falar de sentimento, me escutar sem me julgar, ser verdadeiro sem ferir com falsas verdades e que se assim fizer que ele tenha humanidade e CORAGEM de pedir desculpas...
    Não sei se quero além do que eu posso ganhar, além desta nossa existência, que em vida não sabemos, mas talvez eu tenha evoluido em alguma atitude minha, que tenha sido a certa que tenha sido a mais justa possivel para um ser humano coberto de erros como eu... Começando pelos erros de português. Mas não me importo, estes eu corrijo depois...
    Agora penso em ser o melhor para as pessoas que eu amo e para todas as outras também.
    Quero que sejam felizes.

    D'uma alma em evolução!

    ResponderExcluir